Translations:About FreeCAD/2/pt

From FreeCAD Documentation
Revision as of 20:12, 31 May 2014 by Renatorivo (talk | contribs)

O FreeCAD é um modelador 3D genérico CAD. O seu desenvolvimento é completamente livre (licenças GPL e LGPL). O FreeCAD é direcionado principalmente para a engenharia mecânica e para o desenvolvimento de produto, mas acomoda uma gama mais vasta de aplicações relacionadas com a engenharia mecânica como a arquitetura e outras especialidades.

O FreeCAD disponibiliza ferramentas semelhantes às do Catia, SolidWorks ou Solid Edge, e portanto também se insere na categoria de MCAD, PLM, CAx e CAE. Será um modelador paramétrico com uma arquitetura modular o que permite adicionar funcionalidades sem modificar o sistema base.

Tal como muitos modeladores CAD tem muitos componentes 2D para o desenho de formas 2D ou para extração de detalhes do modelo 3D para a criação de desenhos 2D, no entanto, o desenho 2D direto (como o AutoCAD LT) não é um objetivo deste projeto assim como a animação e a modelação de formas orgânicas (como Maya, 3ds Max, Blender ou Cinema 4D). No entanto, graças à sua flexibilidade, o FreeCAD poderá vir a tornar-se útil numa área muito mais vasta do que o seu foco atual.

Outro objetivo do projeto FreeCAD é fazer uso das melhores bibliotecas 'open-source' disponíveis na área da Computação Científica. Entre elas há o OpenCascade, uma biblioteca de CAD poderosa, Coin3D, uma implementação do OpenInventor, Qt, a famosa arquitetura de interface gráfico, e o Python, uma das melhores linguagens de 'scripting' existentes. O FreeCAD em si também pode ser usado como biblioteca noutros programas.

O FreeCAD é também uma plataforma completamente multi-plataforma, e atualmente corre perfeitamente em Windows, Linux/Unix e sistemas Mac OSX, com exatamente a mesma aparência e funcionalidade em todas as plataformas.

Para saber mais acerca das capacidades do FreeCAD, veja a lista de funcionalidades lista de funcionalidades, as latest release notes|notas da última versão ou os artigos de familiarização, ou siga diretamente para a área de utilizadores!