Path Workbench/pt-br

From FreeCAD Documentation
Revision as of 21:52, 20 March 2020 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)
Path workbench icon

Introdução

A bancada de trabalho Path é utilizada para produzir instruções de máquina para máquinas CNC a partir de um modelo 3D do FreeCAD. Elas produzem objetos 3D do mundo real em máquinas CNC, como moinhos, tornos, lascadores ou similares. Normalmente, as instruções são um dialeto G-Code.

O fluxo de trabalho da bancada Path do FreeCAD Path cria essas instruções de máquina da seguinte maneira:

  • Um modelo 3D é o objeto base, normalmente criado usando uma ou mais das Bancadas de trabalho Part Design, Part ou Draft.
  • Um Trabalho é criado na bancada Path. Este contém todas as informações necessárias para gerar o G-Code necessário para processar o trabalho em uma fresadora CNC: há material de estoque, a fresadora possui um determinado conjunto de ferramentas e segue certos comandos controlando a velocidade e os movimentos (geralmente G-Code).
  • As ferramentas são selecionadas conforme exigido pelas operações do trabalho.
  • Os caminhos de fresagem são criados usando, por exemplo, operações Contorno e Corte. Estes Objetos de caminho usam o dialeto interno do G-Code do FreeCAD, independente da máquina CNC.
  • Exporte o trabalho com um G-Code, correspondente à sua máquina. Essa etapa é chamada de "pós-processamento"; existem diferentes pós-processadores disponíveis.

Links para os impacientes

Dependendo do seu interesse no ambiente de trabalho do Path, há tópicos diferentes para leitura adicional:

  • Se você é um novo usuário que está tentando se familiarizar com o Path, talvez esteja interessado em um tutorial rápido passo a passo.
  • Se você tem uma máquina especial que não pode usar um dos pós-processadores disponíveis, você pode querer aprender sobre customização pós-processador.
  • Como um usuário experiente, você pode querer escrever uma macro ou automatizar um processo que talvez precise aprender sobre scripting.
  • Os usuários avançados que desejam otimizar seu fluxo de trabalho podem aprender sobre customização.* Novos desenvolvedores que desejam contribuir com o Path podem querer entender conceitos principais.

Conceitos gerais

A bancada gera o G-Code que define os caminhos necessários para usinar o projeto representado pelo modelo 3D na fresadora alvo em o caminho Tarefas de trabalho FreeCAD G- Dialeto de código, que é posteriormente traduzido para o dialeto apropriado para o controlador CNC de destino, selecionando o pós-processador apropriado.

O G-Code é gerado a partir de diretivas e operações contidas em um trabalho de caminho. O Fluxo de Trabalho das listas na ordem em que serão executados. A lista é preenchida com a adição de Operações de Caminho, Dressups de Caminho, Comandos Parciais de Caminho e Modificações de Caminho do Menu de Caminho ou botões da GUI.

A bancada Path fornece ferramentas de Gerenciador de Ferramentas (Biblioteca, Tabela de Ferramentas), Inspeção de Código G e Simulação. Ela vincula o pós-processador e permite importar e exportar modelos de trabalho.

A bancada de trabalho Path tem dependências externas, incluindo:

  1. As unidades do modelo FreeCAD 3D são definidas nas configurações de Editar → Preferências → Geral → Unidades da unidade. A configuração do pós-processador define as unidades finais do G-Code.
  2. O caminho do arquivo de macro e as tolerâncias geométricas são definidas na guia Editar → Preferências → Caminho → Preferências de trabalho.
  3. As cores são definidas na guia Editar → Preferências → Caminho → Cores do caminho.
  4. Os parâmetros da tag de retenção são definidos na guia Editar → Preferências → Caminho → Dressups.
  5. Essa qualidade do modelo Base 3D suporta os requisitos da bancada Path, passa a verificar geometria.

Limitations

Most of the Path Tools are not true 3D tools but only 2.5D capable. This means that they take a fixed 2D shape and can cut it down to a given depth. There are two tools which produce true 3D paths, one of which is still experimental ( December 2019 ). There are currently no tools to face-mill a vertical face or to cut vertical non planar surfaces of a model.

Unidades

A manipulação de unidades no Path pode ser confusa. Existem vários pontos para entender:

  1. As unidades base do FreeCAD para comprimento e hora são 'mm' e 's' respectivamente. A velocidade é, portanto, 'mm / s'. Isto é o que o FreeCAD armazena internamente, independentemente de qualquer outra coisa.
  2. O esquema unitário padrão usa as unidades padrão. Se você estiver usando o esquema padrão e inserir uma velocidade de avanço sem uma string de unidade, ela será inserida como 'mm / s'.
  3. A maioria das máquinas CNC espera uma velocidade de avanço na forma de 'mm / min' ou 'in / min'. A maioria dos pós-processadores converterá automaticamente a unidade ao gerar o G-Code.

Esquemas:

  1. Alterar esquema nas preferências altera a sequência de unidades padrão para os campos de entrada. Se você é um usuário do Path e prefere projetar em métrica, é altamente recomendável usar o esquema "Metric Small Parts & CNC". Se você projetar em unidades dos EUA, o Imperial Decimal e o Building US funcionarão.
  2. Alterar seu esquema de unidade preferencial não afetará a saída, mas ajudará a evitar erros de entrada.

Saída:

  1. Gerar a unidade correta na saída é de responsabilidade do pós-processador e é feito somente naquele momento.
  2. A unidade de saída da máquina não tem relação alguma com o esquema de unidade selecionado.
  3. Os pós-processadores produzem uma saída métrica (G21), uma saída Imperial (G20) ou são configuráveis.
  4. Configuráveis pós-processadores padrão para métrica (G21).
  5. Se você quiser que seu pós-processador configurável gere o código imperial (G20), defina o argumento correto na configuração de saída do trabalho (ou seja, inches para linuxcnc). Isso pode ser armazenado em um modelo de trabalho e definido como seu modelo padrão para torná-lo automático para todos os trabalhos futuros.

Inspeção de caminho:

  1. Se você usar a ferramenta Inspecionar Caminho para ver o G-Code, verá em 'mm / s' porque não está sendo pós-processado.

Comandos do Path


Estes comandos são usados ​​para configurar um projeto CNC e gerenciar seus modelos.

  • Simulador: Mostra a operação de fresagem como é feita na maquina.
  • Completar volta: Completa uma volta a partir de duas arestas selecionadas.
  • Corte: Cria uma operação de corte (furo) a partir de um ou mais cortes selecionados.
  • Adaptive: Creates an adaptive clearing and profiling operation
  • Hélice: Cria um caminho helicoidal.
  • Corte 3D: Cria um caminho para o corte 3D.

Path Dressup

  • Dogbone Dressup: Adiciona uma modificação dogbone dressup ao caminho selecionado.
  • Dragknife Dressup: Adiciona uma modificação dragknife dressup ao caminho selecionado.
  • Lead In Dressup: Adiciona um ponto lead-in e/ou lead-out ao caminho selecionado.
  • Tag Dressup: Adiciona uma modificação de tag de retenção dressup a um caminho selecionado.

Comandos Parciais

  • Fixação: Modifica a posição da fixação.
  • Comentário: Insere um comentário no G-Code de um caminho.
  • Parada: Insere um ponto final da máquina.

Modificações do Path

  • Cópia: Cria uma cópia paramétrica de um objeto Path selecionado.
  • Matriz: Cria uma matriz ao duplicar um caminho selecionado.
  • Cópia simples: Cria uma cópia não paramétrica de um objeto Path selecionado.

Outros

  • Feature area: Cria uma área de recurso a partir de objetos selecionados.
  • Erros do Path: Verifica valores ausentes para os trabalhos (Job) selecionados.
  • Fourth Axis: Desenvolvimento de quatro eixos de fresagem.

Preferências

  • Preferências: Preferências disponíveis nas ferramentas do Path.

Scripting

Confira a página Path scripting.

A bancada Path oferece uma ampla API de script Python. Com ela, você pode criar e modificar caminhos de scripts Python ou estender a funcionalidade disponível do ambiente de trabalho.

FAQ

Confira o Path FAQ.

A bancada Path compartilha muitos conceitos com outros pacotes de software CAM, mas possui suas próprias peculiaridades. Se algo parece errado, isso pode ser um bom lugar para começar.