Navegação com mouse

From FreeCAD Documentation
Revision as of 01:03, 24 July 2021 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)

Visão geral

O Estilos de Navegação do FreeCAD consiste nos comandos usados para navegar visualmente pelo espaço 3D e interagir com os objetos exibidos utilizando o mouse. O FreeCAD suporta múltiplos estilos de navegação. O estilo de navegação padrão é chamado de "Navegação CAD", e é muito simples e prático, mas o FreeCAD também oferece estilos alternativos de navegação que você pode escolher de acordo com suas preferências.

Navegação

Os gestos do mouse usados para manipulação de objetos variam dependendo do estilo de navegação selecionado; o estilo atualmente selecionado é usado para todas as bancadas de trabalho.

Existem duas maneiras de mudar o estilo de navegação:

  • No menu Editor de Preferências; menu Editar → Preferências → Tela → Navegação → Navegação 3D.
  • Clicando com o botão direito do mouse no espaço vazio na Vista 3D e selecionando Estilo de Navegação no menu de contexto.

Navegação CAD

Este é o estilo de navegação padrão. Ele permite ao usuário um controle simples da visualização, e não requer o uso de teclas de teclado, exceto para fazer seleções múltiplas.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Primeiro método
Rotacionar vista
Método alternativo
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar.

Manter pressionado Ctrl permite a seleção de múltiplos objetos.

Segure o botão do meio do mouse, depois mova o ponteiro. Utilizar a roda do mouse para aumentar e diminuir o zoom.

Clicando no botão do meio do mouse, a vista é centrada novamente na localização do cursor.

Segure o botão central do mouse, depois pressione e segure o botão esquerdo do mouse, depois mova o ponteiro.

A localização do cursor quando o botão central do mouse é pressionado determina o centro de rotação. A rotação funciona como girar uma bola que gira ao redor de seu centro. Se os botões forem soltos antes de você parar o movimento do mouse, a visualização continua girando, se isto estiver habilitado.

Um duplo clique com o botão do meio do mouse define um novo centro de rotação.

Segure o botão central do mouse, depois pressione e segure o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Com este método, o botão central do mouse pode ser solto depois que o botão direito do mouse for pressionado.

Os usuários que usam o mouse com a mão direita podem achar este método mais fácil do que o primeiro método.

Ctrl+ Ctrl+Shift+ Shift+
Pan mode: segure a tecla Ctrl, pressione o botão direito do mouse uma vez, depois mova o ponteiro. introduced in version 0.17 Zoom mode: segure as teclas Ctrl e Shift, pressione o botão direito do mouse uma vez, depois mova o ponteiro.

introduced in version 0.17

Rotate mode: pressione a tecla Shift, pressione o botão direito do mouse uma vez, depois mova o ponteiro. introduced in version 0.17

Navegação OpenInventor

A navegação OpenInventor (antigo Inventor) foi modelada após Open Inventor. Para selecionar objetos, você deve manter pressionada a tecla Ctrl.

Este modo não é baseado no Autodesk Inventor.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
{{{Shift}}}+
Segure Ctrl, depois pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure o botão do meio do mouse, depois mova o ponteiro. Use a rodinha do mouse para aumentar e diminuir o zoom.

Alternativamente, segure o botão central do mouse, depois pressione e segure o botão esquerdo do mouse, depois mova o ponteiro.

Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado, depois mova o ponteiro.

Blender Navigation

O estilo de navegação do Blender foi modelado após Blender. Anteriormente não havia como realizar movimento panorâmico usando apenas o mouse; sempre era necessário segurar a tecla Shift. Isto mudou em 2016, agora você pode segurar os botões esquerdo e direito do mouse para mover a janela de exibição.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Shift+
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure Shift e o botão central do mouse, depois mova o ponteiro.

Alternativamente, segure os botões esquerdo e direito do mouse, e então mova o ponteiro.

Use a rodinha do mouse para aumentar e diminuir o zoom. Segure o botão do meio do mouse, depois mova o ponteiro.

Navegação Touchpad

Na Navegação com touchpad, panorâmico, zoom e rotacionar vista requerem o pressionamento de tecla com o touchpad.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Shift+ PageUp, PageDown Alt+
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure Shift, depois mova o ponteiro. Use PageUp e PageDown para aumentar e diminuir o zoom. Segure Alt, depois mova o ponteiro.
Ctrl+Shift+ Shift+
Alternativamente, segure Shift e Ctrl, depois mova o ponteiro. Alternativamente, segure Shift e o botão esquerdo, depois mova o ponteiro.

Navegação por gestos

Este estilo foi introduzido na versão 0.16, e foi adaptado para uso com uma tela sensível ao toque e uma caneta. No entanto, também pode ser usado com um mouse, recomendado para uso quando se usa um Mac com trackpad.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista Vista inclinada
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro. Use a rodinha do mouse para aumentar e diminuir o zoom. Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado, depois mova o ponteiro.

Em Sketcher e outros modos de edição, este comportamento é desativado. Segure Alt ao pressionar o botão do mouse para entrar no modo de rotação.

Para definir o ponto de foco da câmera para rotação, clique em um ponto com o botão central do mouse. Alternativamente, aponte o cursor para um ponto e pressione H no teclado.

Segure os botões esquerdo e direito do mouse, depois mova o ponteiro para o lado.
Toque para selecionar. Arrastar com dois dedos.

Você também pode clicar e segurar, depois arrastar. Isto simula o Pan(movimento panorâmico) com o botão direito do mouse.

Faça o movimento de pinça fechando os dedos para aproximar ou de abertura para afastar. Arraste com um dedo para girar.

Segure Alt quando no Sketcher.

Gire a linha imaginária formada por dois pontos de contato.

Na v0.18 este método é desativado por padrão. Para ativar, vá para {Editar → Preferências → Tela → Navegação → Navegação, e desmarque a caixa de seleção "Desabilitar gesto de inclinação da tela sensível ao toque".

Maya-Gesture Navigation

Na Navegação com o Maya-Gesture, o panorâmico, o zoom e a rotação da vista requerem a tecla Alt juntamente com um botão do mouse; portanto, é necessário um mouse de três botões. Também é possível usar gestos, pois este modo foi desenvolvido sobre o modo Navegação por gestos.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Alt+ Alt+ Alt+
Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segurar Alt e o botão do meio do mouse, depois mover o ponteiro. Segure Alt e o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Alternativamente, use a rodinha do mouse para aumentar e diminuir o zoom.

Segure Alt e o botão esquerdo do mouse, depois mova o ponteiro.


Navegação do Revit

Este estilo foi introduzido na versão 0.18.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Shift+


Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure o botão do meio do mouse, depois mova o ponteiro.

Alternativamente, segure os botões esquerdo e direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Use a rodinha do mouse para aumentar e diminuir o zoom. Segure Shift e o botão central do mouse, depois mova o ponteiro.

Alternativamente, segure o botão central do mouse, depois pressione e segure o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro.

OpenCascade

Este estilo foi introduzido na versão 0.18.

Selecionar Pan(movimento panorâmico) Zoom Rotacionar vista
Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+


Pressione o botão esquerdo do mouse sobre um objeto que você deseja selecionar. Segure o botão do meio do mouse, depois mova o ponteiro. Use a rodinha do mouse para aumentar e diminuir o zoom.

Alternativamente, segure Ctrl e o botão esquerdo do mouse, depois mova o ponteiro.

Segure Ctrl e o botão direito do mouse, depois mova o ponteiro.

Selecionar objetos

Seleção simples

Os objetos podem ser selecionados por um clique com o botão esquerdo do mouse, clicando no objeto na 3D view ou selecionando-o na tree view.

Pré-seleção

Há também um mecanismo de "pré-seleção" que destaca os objetos e exibe informações antes da seleção, bastando passar o mouse sobre os objetos. Se você não gostar deste comportamento ou se tiver uma máquina lenta, você pode desligar a pré-seleção nas preferências.

Manipulando Objetos

FreeCAD oferece manipuladores que são manípulos que podem ser usados para modificar a aparência, forma ou outros parâmetros de um objeto.

Suporte de Hardware

O FreeCAD também suporta alguns dispositivos de entrada 3D.

Problemas no Mac OS X

Recentemente recebemos relatórios no fórum de usuários de Mac que esses botões do mouse e combinação de teclas não funcionam como esperado. Infelizmente, nenhum dos desenvolvedores possui um Mac, nem os outros colaboradores regulares. Precisamos de sua ajuda para determinar quais botões do mouse e combinação de teclas funcionam para que possamos atualizar este wiki.