Página principal

From FreeCAD Documentation
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Main Page and the translation is 44% complete.
Outdated translations are marked like this.

Introducão

Esta é a documentação wiki do FreeCAD. Existem duas maneiras principais para navegar nesta documentação: explorando os hubs de utilizadores ou percorrendo o manual. Este é um trabalho em continuo desenvolvimento, escrito pela comunidade de utilizadores e desenvolvedores do FreeCAD. Se encontrar erros ou informação em falta, por favor ajude!

Tópicos dos utilizadores

Esta página contém documentação útil para utilizadores do FreeCAD em geral: Uma lista de bancadas, instruções detalhadas para instalar e usar o FreeCAD, tutoriais, e tudo que o que vai precisa para começar.

  • Para utilizadores avançados: Para utilizadores avançados, explica como usar macros e programação python para melhorar o seu fluxo de trabalho
  • Para desenvolvedores: Para desenvolvedores, explica como escrever código para a aplicação FreeCAD, expandi-lo ou utilizá-lo nas suas próprias aplicações

Manual

Manual do FreeCAD é outra forma, mais linear de apresentar a informação contida nesta wiki. Foi feita para ser lida como um livro, e poderá levar-nos de forma suave a muitas páginas dos assuntos acima. ebook versions também disponível como algumas traduções em formato pdf.

Índice

A seguinte tabela lista todos os artigos desta wiki que formam a espinha dorsal da documentação offline fornecida com a aplicação. Já está disponível em vários idiomas:

Participe

Como participar

Há muito que fazer dentro do projeto FreeCAD, se estiver interessado em ajudar. Há tarefas de programação, para programadores em C++ ou Python, mas também há muitas coisas que pode fazer mesmo se não souber programar, como:

  • escrever documentação e editando a wiki
  • ajudar os novos utilizadores
  • traduzir a aplicação e a documentação
  • ajudar a disponibilizar a última versão do FreeCAD para teu sistema operativo favorito
  • ou simplesmente ajudar outras pessoas a descobrir o FreeCAD.

A página Ajuda o FreeCAD descreve tudo com mais detalhes. A partir de 2016, o FreeCAD também participa do Google Summer of Code.

Código fonte

O FreeCAD pode ser compilado em todas as plataformas usando CMake. O código-fonte é LGPL-licenciado e disponível no GitHub. Existem instruções de compilação para Windows, Unix/Linux e MacOSX. A documentação do código-fonte está disponível aqui, gerada por Doxygen, e documentada na wiki.

Sobre o desenvolvimento

Visite o Mapa de desenvolvimento para ver notícias sobre o que está planeado, o Histórico de alterações e o Roteiro de alterações para ver o progresso para a próxima versão, ou as Estatísticas do projeto para ter ainda mais informação sobre o código de FreeCAD. Todas as comunicações sobre o desenvolvimento são feitas no forum, não deixe de visitá-lo se estiver interessado em participar.