Instalando no Linux

From FreeCAD Documentation
Revision as of 13:06, 15 December 2021 by Roy 043 (talk | contribs) (DownloadLinuxStable)

Visão geral

A instalação do FreeCAD nos sistemas Linux mais populares já foi aprovada pela comunidade, e o FreeCAD deve estar diretamente disponível através do gerenciador de pacotes disponíveis em sua distribuição. A equipe do FreeCAD também oferece:

Sistemas baseados em Ubuntu e Ubuntu

Muitas distribuições Linux são baseadas no Ubuntu e compartilham seus repositórios. Além das variantes oficiais (Kubuntu, Lubuntu e Xubuntu), existem derivados não oficiais como Linux Mint, Voyager e outros. As opções de instalação abaixo devem ser compatíveis com estes sistemas.

Oficial

O FreeCAD está disponível no repositório Ubuntu Universo, e pode ser instalado através do Software Center ou a partir do terminal:

sudo apt install freecad

Nota: O repositório Ubuntu pode estar desatualizado. O pacote pode ficar desatualizado do último código-fonte estável. Neste caso, sugere-se a instalação do pacote a partir do PPA -estável abaixo. Além disso, a instalação do pacote -diário pode ser feita para testar o ramo de desenvolvimento.

PPA Estável

O arquivo de pacotes pessoais (PPA) para a versão estável do FreeCAD é mantido pela comunidade FreeCAD no Launchpad. O repositório Launchpad é chamado de versões estáveis do FreeCAD.

GUI

Instalar o PPA estável através da Interface Gráfica de Usuário (GUI):

1. Navegue até Software Ubuntu → Software e atualizações → Fontes de software → Outros softwares.
2. Clique em Adicionar, depois copie e cole a seguinte linha
ppa:freecad-maintainers/freecad-stable
3. Adicione a fonte, feche o diálogo, e recarregue suas fontes de software, se solicitado

Agora você pode encontrar e instalar a última versão estável do FreeCAD a partir do Ubuntu Software Center.

CLI

Instalar o PPA estável através da Interface de Linha de Comando (CLI):

1. Adicione o PPA às fontes de seu software:
sudo add-apt-repository ppa:freecad-maintainers/freecad-stable
2. Recuperar as listas de pacotes atualizadas:
sudo apt update
3. Em seguida, instale o FreeCAD juntamente com sua documentação offline:
sudo apt install freecad freecad-doc

Nota: Devido a problemas de empacotamento, em certas versões do Ubuntu o pacote freecad-doc colidiu com a instalação do FreeCAD ou de uma de suas dependências; se este for o caso, remova o pacote freecad-doc e instale apenas o pacote freecad. Se o pacote freecad-doc não existir, então ignore-o.

Verificação da instalação

4. Uma vez que você tenha o PPA estável adicionado a seus fontes usando um dos métodos acima, o pacote freecad instalará esta versão do PPA sobre a fornecida pelo repositório Ubuntu Universo. Você pode ver as versões disponíveis com o seguinte comando apt-cache:
apt-cache policy freecad

A saída deve ser semelhante à seguinte (é claro que a informação da versão irá variar):

freecad:
  Installed: (none)
  Candidate: 2:0.18.4+dfsg1~201911060029~ubuntu18.04.1
  Version table:
     2:0.18.4+dfsg1~201911060029~ubuntu18.04.1 500
        500 http://ppa.launchpad.net/freecad-maintainers/freecad-stable/ubuntu bionic/main amd64 Packages
     0.16.6712+dfsg1-1ubuntu2 500
        500 http://archive.ubuntu.com/ubuntu bionic/universe amd64 Packages
ubuntu@ubuntu:~$ apt-cache policy freecad-doc

5. Execute a versão estável (PPA) do FreeCAD a partir do GUI ou através do CLI. O último método é o seguinte:

./freecad

Desenvolvimento PPA (Diário)

Como o FreeCAD está em constante desenvolvimento, você pode querer instalar o pacote diário para se manter atualizado com as últimas melhorias e correções de bugs. O repositório também é hospedado no Launchpad e é chamado de freecad-daily..

Esta versão é compilada diariamente a partir do repositório principal oficial. Cuidado, embora contenha novas características e correções de bugs, também pode ter bugs mais recentes e ser instável.

Adicione o PPA diário às fontes de seu software, atualize as listas de pacotes e instale o pacote diário:

sudo add-apt-repository ppa:freecad-maintainers/freecad-daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install freecad-daily

Todos os dias você pode se atualizar com as últimas novidades diárias:

sudo apt-get update
sudo apt-get install freecad-daily

Nota: Em alguns casos, novos códigos ou dependências adicionados ao FreeCAD causarão erros de empacotamento. Se isto acontecer, o pacote diário não poderá ser gerado até que os mantenedores resolvam os problemas manualmente. Se você deseja continuar testando o código mais recente, você deve obter o código-fonte e compilar o FreeCAD diretamente; para instruções, veja a compilação.

Execute a versão diária (PPA) do FreeCAD

freecad-daily

Nota:É possível instalar tanto os pacotes {-stable como -daily no mesmo sistema. Isto é útil se você deseja trabalhar com uma versão estável, e ainda ser capaz de testar as últimas características em desenvolvimento. Observe que o executável para a versão diária é freecad-daily, mas para a versão estável é apenas freecad}.

Debian e outros sistemas baseados no Debian=

Desde o Debian Lenny, o FreeCAD está disponível diretamente nos repositórios de software Debian e pode ser instalado via sináptica ou simplesmente com:

sudo apt-get install freecad

OpenSUSE

O FreeCAD é normalmente instalado com o YAST (abbr. Mais uma ferramenta de configuração), a ferramenta de configuração e configuração do sistema operacional Linux, ou em qualquer terminal/console (direitos de raiz necessários) com:

zypper install FreeCAD

Nota: Este procedimento cobre apenas a instalação de versões estáveis do programa FreeCAD oficialmente lançado, com base nos links instalados para os repositórios do pacote de programas para sua versão do sistema operacional. O pacote openSUSE "pode estar desatualizado" porque o pacote pode estar defasado em relação ao último código fonte estável. Neste caso, sugere-se a instalação manual do pacote a partir dos repositórios de origem listados abaixo (Expandir).

É oferecido um extenso programa de lançamento para as versões do pacote FreeCAD. Por favor, visite para uma visão geral:

Levantamento dos repositórios no openSUSE

Geralmente, para selecionar a distribuição openSUSE correta, é necessário clicar no botão Ver.

Estável

A versão estável do pacote: Repositórios estáveis no openSUSE. A versão correta da distribuição do openSUSE deve ser selecionada na parte inferior da página da Web.

Nota: o openSUSE oferece várias opções ao fazer o download do FreeCAD. Para ver estas opções, visite a Visão Geral de repositórios estáveis no openSUSE.

Em desenvolvimento

Últimos lançamentos de desenvolvimento AKA instável: Lista de repositórios instáveis no openSUSE

É recomendável obter os pacotes binários diretamente. Em seguida, selecione a distribuição apropriada para seu sistema operacional openSUSE instalado.

Gentoo

O FreeCAD pode ser compilado ou instalado simplesmente com este comando:

emerge freecad

Fedora

O FreeCAD está incluído nos pacotes oficiais do Fedora desde o Fedora 20. Ele pode ser instalado por linha de comando, fazendo:

sudo dnf install freecad

Nas versões anteriores do Fedora, isto era:

sudo yum install freecad

Os gerenciadores de pacotes gui também podem ser usados. Busca por "freecad". A versão oficial do pacote de lançamento tende a estar bem distante dos lançamentos do FreeCAD. Pacote: freecad mostra as versões incluídas nos repositórios Fedora ao longo do tempo e das versões.

Versões mais atuais podem ser obtidas baixando uma das .AppImageversões do repositório github. Estes funcionam bem no Fedora.

Se você quiser se manter atualizado com os últimos avanços diários, o FreeCAD também está disponível em copr. Para instalar a versão, em um terminal, digite:

sudo dnf copr enable @freecad/nightly
sudo dnf install freecad

Isso deixa o copr repositório ativo, portanto

sudo dnf upgrade

ou equivalente, será atualizado no último FreeCAD build, juntamente com as atualizações de qualquer outro repositório ativo. Se você quiser algo um pouco mais estável, você pode desativar @freecad/nightly novamente após a instalação inicial. O copr só mantém as construções das últimas 2 semanas. Esta não é uma solução se você quiser escolher uma versão antiga específica.

Instruções também estão disponíveis em Compilação no Linux/Unix, incluindo um script especificamente para o Fedora. Com uma pequena modificação, para extrair o compromisso específico do git, qualquer versão desde FreeCAD 0.15 pode ser construída sobre qualquer distribuição da Fedora

Arch

Instalação do FreeCAD no Arch Linux e derivados (ex. Manjaro):

pacman -S freecad

Outras

Se sua distribuição Linux oferece FreeCAD mas não está documentada nesta página, por favor nos informe no fórum!

Muitos pacotes FreeCAD alternativos e não-oficiais estão disponíveis na rede, por exemplo, para sistemas como slackware ou fedora. Uma busca na rede pode lhe dar rapidamente alguns resultados.

Instalação manual em sistemas baseados em .deb

Se por algum motivo você não puder usar nenhum dos métodos acima, você pode baixar um dos pacotes .deb disponíveis na página de Download.
Template:DownloadLinuxStable

Uma vez que você tenha baixado o .deb para sua versão do sistema, se você tiver o pacote Gdebi instalado, basta ir até o local do arquivo baixado e clicar duas vezes sobre ele. Seu gerente de pacotes instalará automaticamente as dependências necessárias. Alternativamente, você também pode instalá-lo a partir do terminal, navegando até onde você baixou o arquivo, e digitar:

sudo dpkg -i Name_of_your_FreeCAD_package.deb

mudando Nome_do_seu_pacote_FreeCAD.deb pelo nome do arquivo que você baixou.

Após instalar o FreeCAD, um ícone de inicialização será adicionado na seção "Gráfico" do seu Menu Iniciar.

Instalando em outros sistemas Linux/Unix

Muitas distros Linux comuns incluem agora um FreeCAD pré-compilado como parte dos pacotes padrão. Isto está freqüentemente desatualizado, mas é um lugar para se começar. Verifique os gerentes de pacotes padrão para o seu sistema. Uma das seguintes listas (parciais) de comandos poderia instalar a versão oficial do FreeCAD para sua distro do terminal. Estes provavelmente precisam de privilégios de administrador.

apt-get install freecad
dnf install freecad
emerge freecad
slackpkg install freecad
yum install freecad
zypper install freecad

O nome do pacote é sensível a maiúsculas e minúsculas, portanto tente "FreeCAD" e "freecad". Se isso não funcionar para você, ou porque seu gerente de pacotes não tem uma versão FreeCAD pré-compilada disponível, ou porque a versão disponível é muito antiga para suas necessidades, você pode tentar fazer o download de um dos pacotes .AppImage liberações do repositório github. Estes tendem a funcionar na maioria das distribuições Linux de 64 bits, sem nenhuma instalação especial. Apenas certifique-se de que o arquivo baixado esteja marcado como executável, depois execute-o.

Se isso ainda não for suficiente, e você não puder localizar outra fonte de um pacote pré-compilado para sua situação, você precisará compile você mesmo.

Instalando a versão Windows no Linux

Veja a página Instalando no Windows.

Próximo Passo

Uma vez que você tenha o FreeCAD instalado, é hora de Começar a usar!