Instalação de componentes adicionais

From FreeCAD Documentation
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Installing additional components and the translation is 79% complete.
Outdated translations are marked like this.

Introdução

Após instalar o FreeCAD para seu sistema operacional (Windows, Linux ou Mac), você pode considerar a instalação de um ou mais dos seguintes componentes adicionais.

Arquivos de ajuda

A documentação offline não é enviada com todos os instaladores, mas está disponível como um pacote separado. Consulte a página Instalando o arquivo de ajuda para mais informações.

Bancadas de trabalho externas

Além das bancadas de trabalho padronizadas, agrupadas com o FreeCAD, há uma grande coleção de bancadas de trabalho externas úteis feitas por membros da comunidade.

Componente de software de terceiros

O FreeCAD suporta vários pacotes de software de terceiros prontos para uso. Em muitos casos tudo o que você precisa fazer é instalar o software, e quando o FreeCAD for reiniciado, ele o encontrará automaticamente e poderá usá-lo. Esta seção visa fornecer uma lista de tais pacotes de software, juntamente com algumas informações sobre onde eles são usados no FreeCAD e onde podem ser baixados.

Suporte

GitPython

GitPython é uma biblioteca para interagir com os repositórios Git. O Gerenciador de complementos pode usar esta biblioteca. GitPython está incluída nos instaladores do FreeCAD para Windows e Mac.

GraphViz

GraphViz é um software de visualização gráfica de código aberto. É utilizado pela ferramenta Std Gráfico de dependência.

OpenCAMLib

OpenCAMLib é uma biblioteca de código aberto de algoritmos de manufatura auxiliada por computador (CAM). É utilizada no Bancada Path. Veja a página OpenCamLib para instruções de instalação.

OpenSCAD

OpenSCAD é um modelador de sólidos 3D. O Módulo OpenSCAD depende deste software e o Bancada de Malhas o utiliza para suas ferramentas Booleanas. Ele também é necessário para a importação de arquivos SCAD com a ferramenta Importar Std.

Formatos de arquivo

Todos os softwares desta seção serão utilizados pelas ferramentas Importar Std ou Exportar Std.

CADExchanger

CADExchanger é uma aplicação comercial para a conversão de vários formatos de arquivo CAD. Existe um bancada de trabalho externo para usar este aplicativo no FreeCAD.

Importador DXF

FreeCAD tem um importador e exportador nativo para arquivos DXF, programados em C++. Atualmente eles não implementam todas as características do formato DXF. Para essas características, o importador e exportador Python legado ainda estão disponíveis. Estes requerem a biblioteca Draft-dxf-importador Python. Consulte a página FreeCAD and DXF Import para mais informações.

DWG converters

FreeCAD cannot directly read and write DWG files. To convert DXF files to DWG files, and vice-versa, FreeCAD relies on external converters. There is built-in support for the following DWG converters:

See Import Export Preferences and FreeCAD and DWG Import for more information.

IfcOpenShell

IfcOpenShell é uma biblioteca para trabalhar com o formato de arquivo da Industry Foundation Classes (IFC) utilizado no projeto arquitetônico. A biblioteca também é utilizada pelo Arch IfcExplorer. (version 0.18 and below) e ferramentas BIM IfcExplorer. O IfcOpenShell está incluído nos instaladores do FreeCAD para Windows e Mac.

IfcJson

IfcJson é uma biblioteca necessária para exportar para o formato de arquivo IFCJSON. O IFCJSON é um novo formato IFC que ainda não é suportado por muitas aplicações.

Pycollada

Pycollada, também conhecida como python-collada, é uma biblioteca Python para ler e escrever arquivos Collada (DAE). O Pycollada está incluído nos instaladores do FreeCAD para Windows e Mac.

Renderização

LuxCoreRender

LuxCoreRender é um motor de renderização, uma reinicialização do projeto LuxRender. Oficialmente, não é apoiado pelo Módulo Raytracing, mas talvez valha a pena tentar. Ele é oficialmente apoiado pelo novo Render Workbench, destinado a substituir o Raytracing Workbench no futuro. Veja a página LuxCoreRender para mais informações e instruções de instalação.

LuxRender

LuxRender é um dos dois motores de renderização suportados pelo Raytracing Workbench. Em 2013 o projeto foi reiniciado tornando-se LuxCoreRender, com uma grande reescrita de código e mudanças de compatibilidade. Oficialmente, o Raytracing Workbench suporta apenas os abandonados LuxRender. (a última versão é 1.6, 2017-12-28), enquanto o novo Render Workbench (destinado a substituir no futuro o Raytracing Workbench) suporta, em vez disso, o LuxCoreRender e abandonou o suporte para o LuxRender. De qualquer forma, mesmo que oficialmente não tenha suporte, LuxCoreRender pode trabalhar com o Raytracing Workbench, talvez valha a pena tentar. Veja a página LuxRender para mais informações e instruções de instalação, e o LuxCoreRender se você quiser experimentar um ‘software’ mais moderno.

POV-Ray

POV-Ray é um conhecido traçador de raios que consegue produzir imagens foto-realistas. É um dos dois motores de renderização atualmente suportados pelo Módulo Raytracing. Veja a página POV-Ray para mais informações e instruções de instalação.

Elemento finito

CalculiX

CalculiX é um conjunto de dois pacotes de elementos finitos: CalculiX CrunchiX, um solucionador FEM, e CalculiX GraphiX, uma ‘interface’ GUI. Somente o solucionador é suportado pelo FreeCAD. É utilizado pela ferramenta Solver CalculiX.

Gmsh

Gmsh é um gerador automático de malha de elementos finitos é utilizado pelas ferramentas FEM MeshGmshFromShape e Mesh FromPartShape.

Elmer

Elmer é um ‘software’ de simulação multifísica, que foi aberto em 2005. No FreeCAD seus módulos Grid e Solver são usados pela ferramenta FEM SolverElmer.

FEniCS

FEniCS é uma plataforma de computação para resolver equações diferenciais parciais (PDEs), que são amplamente utilizadas na solução de problemas FEM. É utilizada pelo Bancada FEM.

Z88

Z88 é outro programa FEM, que contém um gerador de malhas, um solucionador e conversores. É utilizado pela ferramenta FEM SolverZ88. O FreeCAD requer o pacote de código aberto Z88OS.

OpenFOAM

OpenFOAM é uma grande coleção de bibliotecas para simulações de dinâmicas de fluidos computacionais (CFD). O OpenFOAM é usado pelo Cfd e CfdOF Bancadas de trabalho externas.

Páginas relacionadas