Instalando o arquivo de ajuda

From FreeCAD Documentation
Revision as of 20:50, 11 June 2022 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Help module

Note: The FreeCAD offline help files, described below, are being retired. The help system of FreeCAD is now managed by the Help Addon, which you can install via the Addon manager. The Help Addon is able to access online documentation, without the need to download anything, or an offline, downloadable copy of the documentation, which can also be installed via the Addon manager.

FreeCAD arquivo de ajuda

A documentação offline do FreeCAD é construída a partir do wiki FreeCAD, utilizando scripts. Ele cresceu para um tamanho de arquivo superior a 180 MB. Estes grandes arquivos não fazem parte dos instaladores e executáveis do FreeCAD, mas podem ser instalados separadamente, conforme documentado aqui.

As traduções da comunidade são encorajadas, portanto, a documentação off-line agora também está disponível em francês e italiano. Outros idiomas podem estar em diferentes estágios de completude.

Download arquivo de ajuda

Uma documentação off-line de trabalho consiste de pelo menos dois arquivos: freecad.qhc o Qt-helpfile-configuration e freecad.qch o Qt-helpfile comprimido. Eles são colocados juntos em um arquivo ZIP.

Como opção futura, eles podem ser instalados de dentro do FreeCAD com o Gerenciador de Extensões.

Os arquivos de ajuda têm sempre os mesmos nomes: freecad.qhc e freecad.qch. Para ter versões diferentes dos arquivos de ajuda, estes precisam ser instalados em diretórios diferentes. No caso de um download manual, basta armazenar o arquivo zip localmente e extrair o arquivo para o diretório desejado.

Registro da Documentação

O sistema de documentação do FreeCAD utiliza o Qt Assistant. Você deve instalar este programa primeiro, se você não o tiver.

A organização real da ajuda offline permite que apenas um arquivo de ajuda esteja ativo. Não é possível, portanto, ter arquivos de ajuda em diferentes idiomas acessíveis a partir do FreeCAD ao mesmo tempo.

A fim de tornar ativa outra documentação do FreeCAD, os seguintes passos devem ser aplicados:

  • Clique dentro do FreeCAD no menu Ajuda → Ajuda. O programa Qt-assistant deve abrir.
  • Em Qt-assistant clique no menu Editar → preferências.
  • Na janela Preferências Geral clique na aba Documento.
  • Na lista de documentação registrada selecione org.freecad.usermanual e clique no botão Remover.
  • Feche o diálogo com OK, mas não feche o Qt-assistant. Isto é importante, pois caso contrário, outro arquivo de ajuda não será registrado.
  • Abra novamente o diálogo de preferências através do menu Editar → preferências.
  • Selecione a documentação da aba e clique no botão Add...
  • No diálogo, navegue até seu novo arquivo de ajuda e selecione freecad.qch feche o diálogo, confirmando sua seleção. Na aba Documento nas preferências deve haver agora uma linha com org.freecad.usermanual.
  • Feche a aba Preferências com OK.
  • Agora você deve ter a nova documentação disponível no Qt-assistant, acessível de dentro do FreeCAD.

Uma nota sobre o Ubuntu

Podem surgir dificuldades ao tentar instalar os pacotes de documentação no Ubuntu (por exemplo, freecad-doc ou freecad-daily-doc). Se este for o caso, então a execução dos seguintes passos permitirá que você tenha a documentação offline.

  • Baixe os arquivos de ajuda freecad.qhc e freecad.qch em https://github.com/FreeCAD/FreeCAD/releases/download/0.18.1/FreeCAD.0_18.Offline.Doc.7z e extraia-os usando o 7zip.
  • Alternativamente, você pode obter as versões de desenvolvimento dos arquivos de ajuda freecad.qhc e freecad.qch de GitHub. Você precisará concatenar os arquivos .part juntos: cat freecad.qch.part00 freecad.qch.part01 freecad.qch.part02 freecad.qch.part03 > freecad.qch.
  • Com privilégios administrativos (por exemplo, sudo), copiar ou mover freecad.qhc e freecad.qch para /usr/share/doc/freecad-doc/. Se você estiver usando freecad-daily, isto será /usr/share/doc/freecad-daily-doc/.