Instalação de componentes adicionais

From FreeCAD Documentation
(Redirected from Installing/pt-br)
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
This page is a translated version of the page Installing additional components and the translation is 80% complete.
Outdated translations are marked like this.

Introdução

Após instalar o FreeCAD para seu sistema operacional (Windows, Linux ou Mac), você pode considerar a instalação de um ou mais dos seguintes componentes adicionais.

Arquivos de ajuda

A documentação offline não é enviada com todos os instaladores, mas está disponível como um pacote separado. Consulte a página Instalando o arquivo de ajuda para mais informações.

Bancadas de trabalho externas

Além das bancadas de trabalho padronizadas, agrupadas com o FreeCAD, há uma grande coleção de bancadas de trabalho externas úteis feitas por membros da comunidade.

Componente de software de terceiros

O FreeCAD suporta vários pacotes de software de terceiros prontos para uso. Em muitos casos tudo o que você precisa fazer é instalar o software, e quando o FreeCAD for reiniciado, ele o encontrará automaticamente e poderá usá-lo. Esta seção visa fornecer uma lista de tais pacotes de software, juntamente com algumas informações sobre onde eles são usados no FreeCAD e onde podem ser baixados.

Suporte

GitPython

GitPython é uma biblioteca para interagir com os repositórios Git. O Gerenciador de complementos pode usar esta biblioteca. GitPython está incluída nos instaladores do FreeCAD para Windows e Mac.

GraphViz

GraphViz é um software de visualização gráfica de código aberto. É utilizado pela ferramenta Std Gráfico de dependência.

OpenCAMLib

OpenCAMLib é uma biblioteca de código aberto de algoritmos de manufatura auxiliada por computador (CAM). É utilizada no Bancada Path. Veja a página OpenCamLib para instruções de instalação.

OpenSCAD

OpenSCAD é um modelador de sólidos 3D. O Módulo OpenSCAD depende deste software e o Bancada de Malhas o utiliza para suas ferramentas Booleanas. Ele também é necessário para a importação de arquivos SCAD com a ferramenta Importar Std.

Formatos de arquivo

Todos os softwares desta seção serão utilizados pelas ferramentas Importar Std ou Exportar Std.

CADExchanger

CADExchanger é uma aplicação comercial para a conversão de vários formatos de arquivo CAD. Existe um bancada de trabalho externo para usar este aplicativo no FreeCAD.

Importador DXF

FreeCAD tem um importador e exportador nativo para arquivos DXF, programados em C++. Atualmente eles não implementam todas as características do formato DXF. Para essas características, o importador e exportador Python legado ainda estão disponíveis. Estes requerem a biblioteca Draft-dxf-importador Python. Consulte a página FreeCAD and DXF Import para mais informações.

DWG converters

FreeCAD cannot directly read and write DWG files. To convert DXF files to DWG files, and vice-versa, FreeCAD relies on external converters. There is built-in support for the following DWG converters:

See Import Export Preferences and FreeCAD and DWG Import for more information.

IfcOpenShell

IfcOpenShell é uma biblioteca para trabalhar com o formato de arquivo da Industry Foundation Classes (IFC) utilizado no projeto arquitetônico. A biblioteca também é utilizada pelo Arch IfcExplorer. (version 0.18 and below) e ferramentas BIM IfcExplorer. O IfcOpenShell está incluído nos instaladores do FreeCAD para Windows e Mac.

IfcJson

IfcJson é uma biblioteca necessária para exportar para o formato de arquivo IFCJSON. O IFCJSON é um novo formato IFC que ainda não é suportado por muitas aplicações.

Pycollada

Pycollada, também conhecida como python-collada, é uma biblioteca Python para ler e escrever arquivos Collada (DAE). O Pycollada está incluído nos instaladores do FreeCAD para Windows e Mac.

Renderização

LuxCoreRender

LuxCoreRender é um motor de renderização, uma reinicialização do projeto LuxRender. Oficialmente, não é apoiado pelo Módulo Raytracing, mas talvez valha a pena tentar. Ele é oficialmente apoiado pelo novo Render Workbench, destinado a substituir o Raytracing Workbench no futuro. Veja a página LuxCoreRender para mais informações e instruções de instalação.

LuxRender

LuxRender é um dos dois motores de renderização suportados pelo Raytracing Workbench. Em 2013 o projeto foi reiniciado tornando-se LuxCoreRender, com uma grande reescrita de código e mudanças de compatibilidade. Oficialmente, o Raytracing Workbench suporta apenas os abandonados LuxRender. (a última versão é 1.6, 2017-12-28), enquanto o novo Render Workbench (destinado a substituir no futuro o Raytracing Workbench) suporta, em vez disso, o LuxCoreRender e abandonou o suporte para o LuxRender. De qualquer forma, mesmo que oficialmente não tenha suporte, LuxCoreRender pode trabalhar com o Raytracing Workbench, talvez valha a pena tentar. Veja a página LuxRender para mais informações e instruções de instalação, e o LuxCoreRender se você quiser experimentar um ‘software’ mais moderno.

POV-Ray

POV-Ray é um conhecido traçador de raios que consegue produzir imagens foto-realistas. É um dos dois motores de renderização atualmente suportados pelo Módulo Raytracing. Veja a página POV-Ray para mais informações e instruções de instalação.

Elemento finito

CalculiX

CalculiX é um conjunto de dois pacotes de elementos finitos: CalculiX CrunchiX, um solucionador FEM, e CalculiX GraphiX, uma ‘interface’ GUI. Somente o solucionador é suportado pelo FreeCAD. É utilizado pela ferramenta Solver CalculiX.

Gmsh

Gmsh é um gerador automático de malha de elementos finitos é utilizado pelas ferramentas FEM MeshGmshFromShape e Mesh FromPartShape.

Elmer

Elmer é um ‘software’ de simulação multifísica, que foi aberto em 2005. No FreeCAD seus módulos Grid e Solver são usados pela ferramenta FEM SolverElmer.

FEniCS

FEniCS é uma plataforma de computação para resolver equações diferenciais parciais (PDEs), que são amplamente utilizadas na solução de problemas FEM. É utilizada pelo Bancada FEM.

Z88

Z88 é outro programa FEM, que contém um gerador de malhas, um solucionador e conversores. É utilizado pela ferramenta FEM SolverZ88. O FreeCAD requer o pacote de código aberto Z88OS.

OpenFOAM

OpenFOAM é uma grande coleção de bibliotecas para simulações de dinâmicas de fluidos computacionais (CFD). O OpenFOAM é usado pelo Cfd e CfdOF Bancadas de trabalho externas.

Páginas relacionadas