Feature list/pt: Difference between revisions

From FreeCAD Documentation
(ajout des templates)
(Redirected page to Funcionalidades)
Line 1: Line 1:
#REDIRECT [[Funcionalidades]]
ATENÇAO: esta pagina esta em construçao

Este é uma lista extensa mas incompleta das funcionalidades do FreeCAD. Se quiser saber o que está planeado para o futuro veja o [[Development roadmap]](em ingles); para uma vista rápida os [[Screenshots]] são uma boa ideia.

== Release notes ==

* [[Release notes 011|Release 0.11]]

== Características Gerais ==

=== Aplicação Base ===

[[Image:Freecad09-thumbnail.jpg|300px|right]]

*'''O FreeCAD é multiplataforma'''. Corre e funciona exatamente da mesma maneira nas plataformas Windows, Linux e Mac OSX.

*'''O FreeCAD é uma aplicação completamente gráfica'''. O interface gráfico é baseado na popular arquitetura [http://www.qtsoftware.com/ Qt] e o processamento das vistas 3D é baseado na biblioteca [http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_Inventor Open Inventor], permitindo um processamento eficiente u uma representação da cena (scene graph representation) muito acessível.

*'''O FreeCAD também corre como uma ferramenta da linha de comandos''', com consumo reduzido de recursos. No modo de linha de comandos, o FreeCAD corre sem o interface gráfico, mas com todas as suas ferramentas geométricas. Pode ser usado, por exemplo, como um servidor para produzir conteúdos para outras aplicações.

*'''O FreeCAD pode ser importado como um [[Embedding FreeCAD|módulo Python]]''', seja como parte de outras aplicações capazes de correr scripts python ou como uma série de comandos numa consola python. Como no modo de linha de comandos, o interface gráfico não está disponível, mas é possível aceder a todas as ferramentas geométricas.

*'''Arquitetura Plugin/Módulo para posterior carregamento de funcionalidades/dados'''. O FreeCAD encontra-se dividido entre um programa base e módulos, que são carregados apenas quando necessário. Quase todas as ferramentas e tipos de geometria estão incluídos em módulos. Os módulos funcionam como plugins, e podem ser adicionados ou removidos a uma instalação existente do FreeCAD.

*'''Arquitetura de scripting incluída'''. O FreeCAD inclui um intérprete de [http://www.python.org/ Python], e um [http://pt.wikipedia.org/wiki/Api API] que abrange praticamente todas as áreas do programa, o interface, a geometria e a representação da geometria na janela 3D. O intérprete pode correr desde programas individuais até scripts complexos; de facto, é possível programar módulos completos em Python.

*'''Um instalador MSI modular'''. Permite instalações flexíveis em sistemas Windows. Pacotes para Ubuntu também são mantidos.

=== Estrutura dos Documentos FreeCAD ===

[[Image:Freecad-vista01.jpg|300px|right]]

*'''Arquitectura Undo/Redo''': Todas as operações podem ser desfeitas/feitas, com acesso à sequencia de operações anteriores, de maneira que é possível desfazer várias operações ao mesmo tempo.

*'''Gestão de transações''': A sequencia de operações desfazer/fazer guarda as transações no documento a não apenas ações individuais, permitindo a cada ferramenta definir exatamente o que deve ser desfeito ou refeito.

*'''Objetos do documento associativos paramétricos''': Todos os objetos num documento FreeCAD podem ser definidos por parâmetros. Esses parâmetros podem ser modificados em tempo real, e recalculados em qualquer momento. A relação entre objetos também é guardada, assim, modificar um objeto também modifica os objetos dependentes.

*'''Formato compósito (baseado em compressão ZIP)''': os documentos guardados com a extensão .[[fcstd file format|fcstd]] podem conter muitos tipos diferentes de informação, por exemplo, geometria, scripts ou imagens.

=== Interface Gráfico ===

*'''Interface Gráfico completamente configurável/programável'''. O interface baseado em [http://www.qtsoftware.com Qt] é completamente acessível através do intérprete de Python. Para além de todas as funções fornecidas pelo FreeCAD às workbenches, a arquitetura QT está também acessível, permitindo qualquer operação no [http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_gr%C3%A1fica_do_utilizador GUI], tal como criação, adição, modificação ou remoção de [http://pt.wikipedia.org/wiki/Widget widgets] e barras de ferramentas.

*'''Conceito de workbenches''': No interface do FreeCAD, as ferramentas são agrupadas em [[workbenches]](bancadas). Isto permite mostrar apenas as ferramentas necessárias para realizar uma certa tarefa, mantendo a área de trabalho organizada e funcional, e o programa com um tempo de iniciação curto.

*'''Consola Python incluída''' com realce de sintaxe, '''autocomplete''' e explorador de classes: os comandos Python podem ser invocados diretamente no FreeCAD e devolver resultados imediatamente, permitindo aos autores de scripts testar a funcionalidade em tempo real, explorar os conteúdos dos módulos e conhecer o funcionamento do FreeCAD.

*'''Interações do utilizador refletidas na consola''': Todo o que o utilizador faz no interface executa código Python, que pode ser mostrado na consola e guardado na forma de macros.

*'''Gravação e edição de macros completa''': Os comandos Python invocados quando o utilizador usa o interface podem ser guardados, alterados se necessário, e guardados para seres reproduzidos depois.

*'''Miniaturas''' (neste momento apenas em Linux): O documento FreeCAD mostra os conteúdos do ficheiro na maioria dos gestores de ficheiros como o Nautilis do Gnome.

== Caraterísticas específicas do programa ==

A funcionalidade do FreeCAD está separada em módulos, cada um lida com tipos de dados e aplicações especiais:

===[[Image:Workbench_Mesh.png]] [[Mesh Module|Malhas]] ===

[[Image:Screenshot_mesh.jpg|300px|right]]

* O [[Mesh Module|Módulo de Malhas]] lida com malhas 3D. Serve principalmente para a importação, reparação e conversão de malhas geradas por software externo, e a conversão de geometria FreeCAD para malhas. O FreeCAD em si fornece formas geométricas muito mais avançadas do que malhas.

* '''Criação de Primitivas''' (caixa, esfera, cilindro, etc), '''offset''' (trivial ou de Jung/Shin/Choi) ou '''operações booleanas''' (adição, corte, interseção)

*'''Importação''' dos formatos seguintes: formato [http://en.wikipedia.org/wiki/STL_%28file_format%29 STL] ASCII ou binário ('''*.stl, *.ast'''), formato [http://en.wikipedia.org/wiki/Obj OBJ] ('''*.obj'''), suporte [http://en.wikipedia.org/wiki/NASTRAN NASTRAN] limitado ('''*.nas'''), malhas [http://en.wikipedia.org/wiki/Open_Inventor Open Inventor] ('''*.iv'''), e malha nativa do FreeCAD ('''*.bms''')

*'''Exportação''' dos formatos seguintes: formato [http://en.wikipedia.org/wiki/STL_%28file_format%29 STL] ASCII ou binário ('''*.stl, *.ast'''), formato [http://en.wikipedia.org/wiki/Obj OBJ] ('''*.obj'''), suporte [http://en.wikipedia.org/wiki/NASTRAN NASTRAN] limitado ('''*.nas'''), malhas [http://en.wikipedia.org/wiki/Open_Inventor Open Inventor] ('''*.iv'''), e malha nativa do FreeCAD ('''*.bms'''), malhas [http://en.wikipedia.org/wiki/VRML VRML] ('''*.wrl''') e malhas como módulos Python ('''*.py''')

*Ferramentas de '''Teste e reparação''' de malhas: teste de solidez, teste '''non-two-manifolds''', teste de autointerseção, preenchimento de furos e orientação uniforme.

*'''API de [[Mesh Scripting|scripting Python]] extensivo.'''

===[[Image:Workbench_Draft.png]] [[Draft Module|Desenho 2D]] ===

*Criação gráfica de '''geometria planar simples''' como linhas, arames, retângulos, arcos ou círculos em qualquer plano no espaço 3D

*'''Anotações como textos ou dimensões

*'''Operações de modificação''' gráficas como translação, rotação, escala, espelhamento, offset e conversão de forma, em qualquer plano do espaço 3D

*'''Importar''' e '''Exportar''' os seguintes formatos: Autodesk's Drawing Exchange Format ('''*.dxf'''), Open Cad Format ('''*.oca, *.gcad''') e SVG ('''*.svg''')

===[[Image:Workbench_Part.png]] [[Part Module|CAD]] ===

[[Image:Part_BooleanOperations.png|300px|right|Um exemplo de união, interseção e diferença]]

*O [[Part Module]] lida com tudo à volta da modelação CAD e das estruturas de dados CAD. A funcionalidade CAD está em desenvolvimento (ver o [[PartDesign_project]] e [[Assembly_project]] no [[Development_roadmap]]). O [[Part Module]] funciona com geometria [http://en.wikipedia.org/wiki/Open_CASCADE Open CASCADE] de alto nível.

*'''Formas primitivas paramétricas''' como caixas, esferas, cilindros e toros.

*Componentes topológicos como '''vértices, arestas, arames''' e ''' planos''' (através de scripts Python).

*Modelação com '''extrusões''' lineares ou de revolução, '''secções''' e '''chamfros'''.

*'''[http://en.wikipedia.org/wiki/Constructive_solid_geometry operações Booleanas]''' como '''união''', '''diferença''' e '''interseção'''.

*'''[[Topological_data_scripting|API de scripting Python]] extensivo'''.

*'''Importação''' e '''Exportação''' dos seguintes formatos: peças e assemblies [http://en.wikipedia.org/wiki/Standard_for_the_Exchange_of_Product_model_data STEP] ('''*.stp,*.step'''), modelos [http://en.wikipedia.org/wiki/IGES IGES] ('''*.igs, *.iges''') e BRep ('''*.brp'''), o formato nativo da biblioteca [http://en.wikipedia.org/wiki/Open_CASCADE Open CASCADE].

=== [[Raytracing Module|Raytracing]] ===

*O módulo de [http://pt.wikipedia.org/wiki/Ray_tracing Raytracing] permite exportar a geometria do FreeCAD para '''renderers externos''' para a geração de imagens de alta qualidade. Neste momento, o único renderizador suportado é o [http://en.wikipedia.org/wiki/POV-Ray POV-Ray]. Neste momento o módulo permite a criação de uma pagina de render, e a adição de geometria a essa folha para exportação para um ficheiro POV-Ray.

=== [[Drawing Module|Desenho]] ===

*O Módulo de Desenho permite exportar vistas projetadas da geometria 3D para um '''documento SVG 2D'''. Permite a criação de uma folha 2D com um padrão SVG existente, e a inserção de vistas projetadas nessa folha. Então a folha pode ser guardade com um ficheiro SVG.

=== [[Cam Module|CAM]] ===

*O Múdulo [http://pt.wikipedia.org/wiki/Came_(mec%C3%A2nica) CAM] é dedicado à maquinação mecânica tal como a fresagem. Está na fase inicial e neste momento é dedicado ao [http://en.wikipedia.org/wiki/Incremental_sheet_forming Incremental Sheet Forming]. Apesar de existirem mecanismos de planeamento do trajeto da ferramenta, neste momento não estão acessíveis ao utilizador final.

{{docnav/pt|About FreeCAD/pt|Install on Windows/pt}}

{{languages/pt | {{en|Feature list}} {{cn|Feature list/cn}} {{de|Feature list/de}} {{es|Feature list/es}} {{fr|Feature list/fr}} {{it|Feature list/it}} {{jp|Feature list/jp}} {{pl|Feature list/pl}} {{ru|Feature list/ru}} {{se|Feature list/se}} {{tr|Feature list/tr}} }}

[[Category:User Documentation/pt]]

Revision as of 17:24, 19 November 2012

Redireciona para: