Vista 3D

From FreeCAD Documentation
Revision as of 00:00, 9 November 2021 by Joaogaspar (talk | contribs) (Created page with "Para mais informações, veja a documentação para usuários avançados: * Scenegraph, descrição da biblioteca Coin3D. * Pivy, uso da Coin3D a parti...")

Introdução

A vista 3D,que constitui a janela mais importante da interface do FreeCAD, é uma instância da Coin3D, biblioteca para implementação de área de modelagem que segue o padrão OpenInventor 2.1 scenegraph

Certas propriedades da visualização, como cor de fundo, estilo de navegação do mouse, e tarefas como fazer um zoom, podem ser configuradas no editor de preferências.

A visualização 3D é um componente do FreeCAD interface. Por padrão, ele mostra um pequeno widget com eixos de coordenadas e o cubo de navegação, que também tem eixos de coordenadas; a grade pode ser exibida e configurada carregando a bancada de trabalho Draft.

Ações

Note: links para as ações da introduced in version 0.19.

Uma vez que a vista hierárquica de objetos lista a maioria dos objetos que estão visíveis na área de modelagem 3D, é possível realizar, direto nesta área, muitas ações que normalmente são executadas pela vista hierárquica de objetos.

Quando a bancada de trabalho Start está ativa, ao clicar com o botão direito do mouse na área de modelagem 3D, aparece apenas o comando

  • Estilos de navegação, que dá acesso a diferentes métodos de uso dos botões do mouse ou do trackpad do notebook.

Entretanto, quando uma bancada de trabalho é carregada, outros comandos aparecem:

Outros comandos podem ser disponibilizados, dependendo da bancada de trabalho ativa e do(s) objetos(s) selecionado(s).

Por exemplo, com a bancada Part ativa e com um objeto selecionado:

  • Aparência...: abre a caixa de diálogo que permite alterar as cores e tamanhos de linhas e vértices, assim como as cores das faces.
  • Mudar visibilidade: exibe ou oculta o objeto selecionado.
  • Alternar seletibilidade: desliga a possibilidade de selecionar o objeto na área de modelagem 3D. Este comando torna o atributo Selectable do objeto para true ou false. Altere o status da propriedade VistaSelectable no editor de propriedades.
  • Ir para a seleção: expande a vista hierárquica do modelo para exibir o objeto selecionado na estrutura hierárquica.
  • Cor aleatória: atribui uma cor ao objeto de modo aleatório. O atributo ShapeColor do objeto é alterado, definindo-se uma sequência composta por uma cadeia de três números que variam aleatoriamente entre 0 e 1, para que representem os canais de cores (r,g,b). A propriedade pode ser alterada em VistaShape Color no editor de propriedades.
  • Excluir: remove o objeto do documento e da área de modelagem 3D, acionando o método removeObject().

Outro exemplo: com a bancada Draft ativa e um objeto selecionado, são apresentados os mesmos comandos exibidos pela bancada Part, e mais:

  • Draft: comandos para a criação e a modificação de objetos da bancada Draft.
  • Utilities: comandos contextuais adicionais, que fazem parte da bancadaDraft.

Detalhes

O FreeCAD usa a biblioteca integradora Quarter, para que a biblioteca de visualização de alto nível Coin3D seja utilizada junto ao framework Qt.

É possível interagir diretamente com o cenário de visualização 3D do console Python usando a biblioteca Python Pivy.

Para mais informações, veja a documentação para usuários avançados: