Bancada de trabalho Surface

From FreeCAD Documentation
This page is a translated version of the page Surface Workbench and the translation is 58% complete.
Outdated translations are marked like this.
Surface workbench icon

Introdução

A bancada de trabalho Superfície foi introduzida no FreeCAD 0.17 e fornece ferramentas para criar e modificar NURBS surfaces simples. Essas ferramentas tem uma funcionalidade similar à ferramenta Part Builder quando as opções "Faces das bordas" são utilizadas. Entretanto, ao contrário dessa ferramenta, as ferramentas da bancada Superfície são paramétricas e fornecem opções adicionais. Quanto a isso, as ferramentas nesta bancada são similares a recursos como PartDesign AdditiveLoft e PartDesign AdditivePipe.

Alguns dos recursos disponíveis são:

  • Criação de superfícies a partir de bordas de limite.
  • Alinhamento da curvatura a partir das faces vizinhas.
  • Restrição de superfícies para curvas e vértices adicionais.
  • Extensão de faces.
  • Uma malha pode ser usada como modelo para criar curvas spline em sua superfície.

Uso

A bancada de trabalho Superfície tem por objetivo criar faces com formas, o que não é possível fazer com as ferramentas padrões em outras bancadas. O OCCT kernel dá como exemplo uma caixa retangular com cantos arredondados de diferentes raios.

Superfície criada com esboços colocados em um plano de referência com as ferramentas de PartDesign Workbench.

A bancada Superfície se integra com outras bancadas do FreeCAD. O exemplo acima foi criado a partir de esboços colocado sobre planos de referência na Bancada PartDesign. O projeto pode ser totalmente paramétrico, quando todos os planos de referência e esboços são definidos de acordo. Na maioria dos casos é suficiente desejar um esboço fechado para definir a borda para uma face; então, opções estão disponíveis para modificar ainda mais sua forma.

The generated surface cannot be placed inside a PartDesign Body. However, the generated surface can be contained inside a Std Part together with the associated PartDesign Body that holds the datum planes and sketches. The non-parametric Part Builder tool can then be used in order to create a shell and finally a solid.

Ferramentas da bancada Superfície

  • Enchimento: enche uma série de curvas limite com uma superfície. A superfície pode ser modificada pela adição de curvas de restrição e vértices. A superfície muda de forma para que a superfície passe pelos elementos de restrição adicionados.
  • Encher curvas limite: cria uma superfície a partir de duas, três ou quatro bordas limite. Três diferentes modos de enchimento estão disponíveis:alongar, Coons, Curvar.
  • Sections: creates a surface from edges that represent transversal sections of surface.
  • Extend face: extrapolates the surface at the boundaries with its local U parameter and V parameter.
  • Blend Curve: creates a Bezier curve between two edges, with desired continuity.