Bancada de trabalho Sketcher

From FreeCAD Documentation
This page is a translated version of the page Sketcher Workbench and the translation is 54% complete.
Outdated translations are marked like this.
Ícone da Sketcher workbench

Introdução

A bancada de trabalho bancada de trabalho Sketcher do FreeCAD é usada para criar Sketches 2D destinadas ao uso na bancada de trabalho PartDesign, bancada de trabalho Arch, e outras bancadas de trabalho. Geralmente, um desenho 2D é considerado o ponto de partida para a maioria dos modelos CAD, pois um esboço 2D pode ser "extrudado" para criar uma forma 3D; outros esboços 2D podem ser usados para criar outros recursos como bolsos, saliências ou extrusões no topo das formas 3D previamente construídas. Junto com as operações booleanas definidas na bancada de trabalho Part, o Sketcher forma a base do método de Geometria Sólida Construtiva(constructive solid geometry - CSG) de construção de sólidos. Além disso, junto com as operações da bancada de trabalho PartDesign, o Sketcher também forma a base da metodologia de edição de recursos de criação de sólidos .

A bancada do Sketcher apresenta restrições ("constraints"), permitindo que formas 2D sigam definições geométricas precisas em termos de comprimento, ângulos e relações (horizontalidade, verticalidade, perpendicularidade, etc.). Um solucionador de restrições calcula a extensão do efeito das restrições sobre a geometria 2D e permite a exploração interativa dos graus de liberdade do esboço.

Um esboço básico totalmente restrito

Noções Básicas de Esboçagem por Restrições

Para explicar como o Sketcher funciona, pode ser útil compará-lo com a forma "tradicional" de desenho.

Desenho Tradicional

A forma tradicional de elaboração do CAD é herdada da antiga prancheta de desenho. As vistas ortogonais (2D) são desenhadas manualmente e destinadas à produção de desenhos técnicos (também conhecidos como plantas). Os objetos são desenhados precisamente no tamanho ou dimensão/cota pretendidos. Se você deseja desenhar uma linha horizontal de 100 mm de comprimento começando em (0,0), ative a ferramenta de linha, clique na tela ou insira as coordenadas (0,0) para o primeiro ponto e, em seguida, dê um segundo clique ou insira as coordenadas do segundo ponto em (100,0). Você também pode traçar sua linha em uma posição qualquer e movê-la depois. Quando terminar de desenhar as geometrias, basta adicionar as cotas.

Esboçagem por Restrições

O Sketcher afasta-se dessa lógica. Os objetos não precisam ser desenhados exatamente como se pretende, porque eles serão definidos posteriormente por restrições. Os objetos podem ser desenhados livremente e, desde que ainda não tenham restrições, podem ser modificados. Na verdade, eles estão "flutuando" e podem ser movidos, esticados, girados, redimensionados e assim por diante. Isso proporciona grande flexibilidade no processo de design.

O Que São Restrições?

Em vez de cotas, restrições são usadas para limitar os graus de liberdade de um objeto. Por exemplo, uma linha sem restrições tem 4 graus de liberdade - (em inglês, Degrees Of Freedom - abreviado como " DOF "): ela pode ser movida horizontal e verticalmente, pode ser estendida/encurtada, e pode ser rotacionada.

Aplicar uma restrição horizontal ou vertical, ou uma restrição angular (em relação a outra linha ou a um dos eixos), limitará sua capacidade de rotação, deixando-a com 3 graus de liberdade. Travar um de seus pontos em relação à origem removerá outros 2 graus de liberdade, e a aplicação de uma restrição de tamanho (dimensão) removerá o último grau de liberdade. A linha é então considerada totalmente restrita.

Vários objetos podem ser restringidos entre si. Duas linhas podem ser unidas por meio de um de seus pontos com a restrição de ponto coincidente. Um ângulo pode ser definido entre elas, ou elas podem ser postas como perpendiculares. Uma linha pode ser tangente a um arco ou círculo e assim por diante. Um esboço complexo com vários objetos terá uma série de soluções diferentes e torná-lo totalmente restrito significa que apenas uma dessas soluções possíveis foi alcançada com base nas restrições aplicadas.

Existem dois tipos de restrições: geométricas e dimensionais. Eles são detalhados na seção 'Ferramentas' abaixo.

Para que o Sketcher não Serve

O Sketcher não se destina à produção de plantas 2D. Depois que os esboços são usados para gerar um sólido, eles são automaticamente ocultados. As restrições são visíveis apenas no modo de edição de esboço.

Se você só precisa produzir visualizações 2D para impressão e não deseja criar modelos 3D, verifique a Draft workbench. Ao contrário dos elementos do Sketcher, os objetos Draft não usam restrições; estes são formas simples definidas no momento da sua criação. Tanto o Draft quanto o Sketcher podem ser usados para desenho de geometria 2D e criação de sólidos 3D, embora suas preferências de uso sejam diferentes:

  • Sketcher é normalmente usado junto com as bancadas Part e PartDesign para criar sólidos.
  • Draft é normalmente usado para desenhos planos simples sobre uma grade, como ao desenhar uma planta baixa arquitetônica; nessas situações, o Draft é usado principalmente em conjunto com a bancada de trabalho Arch.

A ferramenta Draft2Sketch converte um objeto Draft em um objeto Sketch e vice-versa; muitas ferramentas que requerem um elemento 2D como entrada funcionam com qualquer desses objetos, já que uma conversão interna é feita automaticamente.

Fluxo de Trabalho da Esboçagem

Um esboço é sempre bidimensional (2D). Para criar um sólido, um esboço 2D de uma única área fechada é criado e, a seguir, preenchido ou revolvido para adicionar a 3ª dimensão, criando um sólido 3D a partir do esboço 2D.

Se um esboço tem segmentos que se cruzam, lugares onde um ponto não está diretamente em um segmento, ou lugares onde há lacunas entre as extremidades de segmentos adjacentes, as ferramentas Pad ou Revolution não criarão um sólido. Às vezes, um esboço que contém linhas que se cruzam funcionará para uma operação simples, como Pad, mas operações posteriores como Linear Pattern falharão. É melhor evitar cruzar linhas. A exceção a esta regra é que ela não se aplica à geometria de construção (azul).

Dentro da área fechada, podemos ter áreas menores não sobrepostas. Eles se tornarão vazios quando o sólido 3D for criado.

Depois que um esboço está totalmente restrito, seu contorno ficará verde; a geometria de construção permanecerá azul. Neste ponto, ele é considerado "acabado" e adequado para uso na criação de um sólido 3D. No entanto, uma vez que a caixa de diálogo do esboço é fechada, pode valer a pena acessar a bancada de trabalho Part e executar o botão  Verificar geometria para garantir que não haja partes no esboço que possam causar problemas posteriores.

Ferramentas

As ferramentas do Sketcher Workbench estão localizadas no menu Sketch e/ou em várias barras de ferramentas. introduzido na versão 0.21: Quase todas as barras de ferramentas do Sketcher são exibidas apenas enquanto um esboço está no modo de edição. A única exceção é o Barra de ferramentas do Sketcher que só é exibida se nenhum esboço estiver no modo de edição.

introduzido na versão 0.21: Se um esboço estiver no modo de edição, a barra de ferramentas Estrutura ficará oculta, pois nenhuma de suas ferramentas poderá ser usada.

Gerais

Barra de ferramentas do Sketcher

  • Criar um novo esboço: Cria um novo esboço em uma face ou plano selecionado. Se nenhuma face estiver selecionada enquanto esta ferramenta é executada, o usuário é solicitado a selecionar um plano em uma janela pop-up.
  • Validar: Verifica a tolerância de diferentes pontos e as ajusta.
  • Fundir: Mescla dois ou mais esboços.
  • Espelhar: Espelha um esboço em relação ao eixo x, ao eixo y ou à origem.

Barra de ferramentas do Sketcher Modo de Edição

Barra de ferramentas de edição do Sketcher

Outros

  • Parar a operação: Quando no modo de edição, para a operação atual, seja desenho, configuração de restrições, etc.

Geometrias do Sketcher

Estas são ferramentas para criar objetos.

  • Criar uma linha no esboço: Desenha um segmento de reta entre 2 pontos. As linhas são infinitas em relação a certas restrições.
  • Create arc:
  • Create circle:
  • Create conic:
  • Elipse centro: Desenha uma elipse pelo ponto central, ponto do raio maior e ponto do raio menor.
  • Elipse 3 pontos: Desenha uma elipse pelo diâmetro maior (2 pontos) e ponto do raio menor.
  • Arco de elipse: Desenha um arco de elipse pelo ponto central, ponto do raio maior, ponto inicial e ponto final.
  • B-spline:
  • Criar B-spline: Desenha uma curva B-spline por seus pontos de controle.
  • Polilinha (linha de múltiplos pontos): Desenha uma linha composta de vários segmentos de linha. Pressionar a tecla M enquanto se desenha uma polilinha alterna entre os diferentes modos de polilinha.
  • Create rectangle:
  • Rectângulo: Desenha um retângulo a partir de dois vértices opostos.
  • Create regular polygon:
  • Triangulo: Desenha um triângulo regular inscrito em um círculo de geometria de construção.
  • Quadrado: Desenha um quadrado regular inscrito em um círculo de geometria de construção.
  • Pentágono: Desenha um pentágono regular inscrito em um círculo de geometria de construção.
  • Hexágono: Desenha um hexágono regular inscrito em um círculo de geometria de construção.
  • Heptágono: Desenha um heptágono regular inscrito em um círculo de geometria de construção.
  • Octágono: Desenha um octógono regular inscrito em um círculo de geometria de construção.
  • Criar Polígono Regular : Desenha um polígono regular selecionando o número de lados e escolhendo dois pontos: o centro e um canto.
  • Create slot:
  • Oblongo: Desenha uma forma oval selecionando o centro de um semicírculo e a extremidade do outro semicírculo.
  • Create fillet:
  • Filete: Faz um filete entre duas linhas unidas em um ponto. Selecione as duas linhas ou clique no ponto de canto e ative a ferramenta.
  • Corner-preserving fillet: Creates a fillet between two non-parallel lines while preserving their (virtual) intersection.
  • Edit edge:
  • Ajustar: Corta uma linha, círculo ou arco em relação ao ponto clicado.
  • Ampliar: Estende uma linha ou um arco a uma linha limite, arco, elipse, arco de elipse ou um ponto no espaço.
  • Modo de construção: Alterna a geometria do esboço de/para o modo de construção. A geometria de construção é mostrada em azul e é descartada fora do modo de edição do esboço.

Restrições do Sketcher

As restrições são usadas para definir comprimentos, definir regras entre os elementos do esboço e para bloquear o esboço ao longo dos eixos vertical e horizontal. Algumas restrições requerem o uso de Restrições de ajuda.

  • Coincidente: Afixa um ponto em (coincidente com) um ou mais outros pontos. Atua como uma restrição concêntrica se dois ou mais círculos, arcos, elipses ou arcos de elipses forem selecionados.
  • Horizontal/Vertical constraints:
  • Horizontal: Restringe as linhas selecionadas ou elementos de polilinha a uma orientação horizontal verdadeira. Mais de um objeto pode ser selecionado antes de aplicar esta restrição.
  • Vertical: Restringe as linhas selecionadas ou elementos de polilinha a uma orientação vertical verdadeira. Mais de um objeto pode ser selecionado antes de aplicar esta restrição.
  • Paralela: Restringe duas ou mais linhas, fazendo-as paralelas entre si.
  • Perpendicular: Restringe duas linhas, fazendo-as perpendiculares uma à outra, ou restringe uma linha perpendicular à extremidade de um arco.
  • Tangente: Cria uma restrição tangente entre duas entidades selecionadas ou uma restrição colinear entre dois segmentos de linha. Um segmento de linha não precisa estar diretamente sobre um arco ou círculo para ser restrito tangente a esse arco ou círculo.
  • Iguadade: Restringe duas entidades selecionadas, fazendo-as iguais uma à outra. Se usado em círculos ou arcos, seus raios resultarão iguais.
  • Simetria: Restringe dois pontos simetricamente em relação a uma linha, ou restringe os dois primeiros pontos selecionados simetricamente em relação a um terceiro ponto selecionado.
  • Bloquear: Impede que uma aresta se mova, ou seja, impede que seus vértices mudem suas posições atuais. Deve ser particularmente útil para corrigir a posição de B-Splines. Veja o tópico Block Constraint no fórum.
  • Dimensional constraints:
  • Restringir: Restringe o item selecionado definindo distâncias verticais e horizontais em relação à origem, travando assim a localização desse item. Essas distâncias podem ser editadas posteriormente.
  • Distancia Horizontal: Fixa a distância horizontal entre dois pontos quaisquer, ou pontos extremos de uma linha. Se apenas um item for selecionado, a distância é definida para a origem.
  • Distancia Vertical: Fixa a distância vertical entre dois pontos quaisquer, ou pontos extremos de uma linha. Se apenas um item for selecionado, a distância é definida para a origem.
  • Distancia: Define o comprimento de uma linha, a distância perpendicular entre um ponto e uma linha, a distância entre dois pontos, ou, introduced in version 0.21, a distância entre as arestas de dois círculos.
  • Raio ou peso: Define o raio de um arco ou círculo ou o peso de um pólo B-spline.
  • Diâmetro: Define o diâmetro de um arco ou círculo.
  • Angulo: Define o ângulo interno entre duas linhas selecionadas.

Restrições Especiais

  • A Lei de Snell: Restringe duas linhas à obediência a uma lei de refração, para simular a luz que passa por uma interface.

Constraint tools

Ferramentas de Restrição

As seguintes ferramentas podem ser usadas para modificar o efeito das restrições:

Ferramentas do Sketcher

  • Simetria: Copia um elemento do sketcher simétrico a uma linha escolhida.
  • Clonar: Clona um elemento do Sketcher.
  • Copiar: Copia um elemento do Sketcher.
  • Mover: Move a geometria selecionada tomando como referência o último ponto selecionado.

Ferramentas de B-spline do Sketcher

Sketcher visual

  • Trocar espaço virtual: Permite esconder todas as restrições de um esboço e fazê-las visíveis novamente.

Ferramentas obsoletas

  • Forma fechada: Cria uma forma fechada aplicando restrições coincidentes a exremidades. Não disponível em version 0.21 and above.
  • Conectar bordas: Conecta elementos do Sketcher aplicando restrições de coincidência nas extremidades. Não disponível em version 0.21 and above.

Preferências

  • Preferências: Preferências para a bancada de trabalho Sketcher.

Boas Práticas

Cada usuário CAD desenvolve sua própria maneira de trabalhar ao longo do tempo, mas existem alguns princípios gerais úteis a seguir.

  • Uma série de esboços simples é mais fácil de gerenciar do que um único e complexo. Por exemplo, um primeiro esboço pode ser criado para o recurso 3D base (um “pad” ou um “revolve”), enquanto um segundo pode conter furos ou recortes (“pockets”). Alguns detalhes podem ser omitidos, para serem adicionados posteriormente como elementos 3D. Você pode escolher evitar filetes em seu esboço se houver muitos e adicioná-los como um elemento 3D.
  • Sempre crie um perfil fechado, ou seu esboço não produzirá um sólido, mas sim um conjunto de faces abertas. Se você não quiser que alguns dos objetos sejam incluídos na criação do sólido, transforme-os em elementos de construção com a ferramenta Construction Mode.
  • Use o recurso de restrições automáticas para limitar o número de restrições que você terá que adicionar manualmente.
  • Como regra geral, aplique primeiro as restrições geométricas, depois as restrições dimensionais e bloqueie o esboço por último. Mas lembre-se: as regras são feitas para serem quebradas. Se você estiver tendo problemas para manipular seu esboço, pode ser útil restringir alguns objetos antes de completar seu perfil.
  • Se possível, centralize seu esboço na origem (0,0) com a restrição de bloqueio ("Lock"). Se o seu esboço não for simétrico, localize um de seus pontos na origem ou escolha bons números redondos para as distâncias de bloqueio – Uma restrição de bloqueio de (25,75) da origem é mais facilmente lembrada do que (23,47 , 73,02). Na v0.12, as restrições externas (restringindo o esboço à geometria 3D existente, como arestas ou outros esboços) não estão implementadas. Isso significa que, para localizar a geometria de esboços subsequentes em seu primeiro esboço, você precisará definir manualmente as distâncias relativas ao primeiro esboço.
  • Se você tiver a possibilidade de escolher entre a restrição Length e as restrições de distância Horizontal Distance ou Vertical Distance, prefira as últimas. Elas consomem menos recursos computacionais.
  • Em geral, as melhores restrições a serem usadas são: Restrições horizontais e verticais; restrições de comprimento horizontal e vertical; tangência ponto a ponto. Se possível, limite o uso destes: a restrição geral de comprimento; tangência borda a borda; restrição de fixar o ponto em uma linha; restrição de simetria.
  • Se estiver em dúvida sobre a validade de um esboço depois de concluído (os elementos ficam verdes), feche a caixa de diálogo do Sketcher, mude para a Bancada de trabalho Part e execute Verificar geometria.

Tutoriais

Scripting

A página Sketcher scripting contém exemplos de como criar restrições a partir de scripts Python.

Exemplos

For some ideas of what can be achieved with Sketcher tools, have a look at: Sketcher examples.