Página principal

From FreeCAD Documentation
This page is a translated version of the page Main Page and the translation is 44% complete.
Outdated translations are marked like this.

Introducão

Esta é a documentação wiki do FreeCAD. Existem duas maneiras principais para navegar nesta documentação: explorando os hubs de utilizadores ou percorrendo o manual. Este é um trabalho em continuo desenvolvimento, escrito pela comunidade de utilizadores e desenvolvedores do FreeCAD. Se encontrar erros ou informação em falta, por favor ajude!

Tópicos dos utilizadores

Esta página contém documentação útil para utilizadores do FreeCAD em geral: Uma lista de bancadas, instruções detalhadas para instalar e usar o FreeCAD, tutoriais, e tudo que o que vai precisa para começar.

  • Para utilizadores avançados: Para utilizadores avançados, explica como usar macros e programação python para melhorar o seu fluxo de trabalho
  • Para desenvolvedores: Para desenvolvedores, explica como escrever código para a aplicação FreeCAD, expandi-lo ou utilizá-lo nas suas próprias aplicações

Manual

Manual do FreeCAD é outra forma, mais linear de apresentar a informação contida nesta wiki. Foi feita para ser lida como um livro, e poderá levar-nos de forma suave a muitas páginas dos assuntos acima. ebook versions também disponível como algumas traduções em formato pdf.

Índice

A seguinte tabela lista todos os artigos desta wiki que formam a espinha dorsal da documentação offline fornecida com a aplicação. Já está disponível em vários idiomas:

Participe

Como participar

Há muito que fazer dentro do projeto FreeCAD, se estiver interessado em ajudar. Há tarefas de programação, para programadores em C++ ou Python, mas também há muitas coisas que pode fazer mesmo se não souber programar, como:

  • escrever documentação e editando a wiki
  • ajudar os novos utilizadores
  • traduzir a aplicação e a documentação
  • ajudar a disponibilizar a última versão do FreeCAD para teu sistema operativo favorito
  • ou simplesmente ajudar outras pessoas a descobrir o FreeCAD.

A página Ajuda o FreeCAD descreve tudo com mais detalhes. A partir de 2016, o FreeCAD também participa do Google Summer of Code.

Código fonte

O FreeCAD pode ser compilado em todas as plataformas usando CMake. O código-fonte é LGPL-licenciado e disponível no GitHub. Existem instruções de compilação para Windows, Unix/Linux e MacOSX. A documentação do código-fonte está disponível aqui, gerada por Doxygen, e documentada na wiki.

Sobre o desenvolvimento

Visite o Mapa de desenvolvimento para ver notícias sobre o que está planeado, o Histórico de alterações e o Roteiro de alterações para ver o progresso para a próxima versão, ou as Estatísticas do projeto para ter ainda mais informação sobre o código de FreeCAD. Todas as comunicações sobre o desenvolvimento são feitas no forum, não deixe de visitá-lo se estiver interessado em participar.