Acerca do FreeCAD

From FreeCAD Documentation
This page is a translated version of the page About FreeCAD and the translation is 33% complete.
Outdated translations are marked like this.

O FreeCAD é um modelador 3D paramétrico genérico CAD, cujo desenvolvimento é completamente livre (licenças GPL e LGPL). O FreeCAD é direcionado principalmente para a engenharia mecânica e para o desenvolvimento de produto, mas também se adapta a uma gama mais vasta de utilizações relacionadas com a engenharia, como a arquitetura, análise dos elementos finitos (FEM), impressão 3D, e outras.

O FreeCAD disponibiliza ferramentas semelhantes às do Catia, SolidWorks ou Solid Edge, e portanto também se insere na categoria de MCAD, PLM, CAx e CAE. Será um modelador paramétrico com uma arquitetura modular o que permite adicionar funcionalidades sem modificar o sistema base.

Tal como muitos modeladores CAD tem muitas ferramentas para o desenho de formas 2D ou para extração de detalhes do modelo 3D para a criação de desenhos 2D para produção, no entanto o desenho 2D direto (como o AutoCAD LT) não é um objetivo deste projeto, assim como a animação e a modelação de formas orgânicas, como o(Maya, 3ds Max, Blender ou Cinema 4D). No entanto, graças à sua flexibilidade, o FreeCAD poderá ser útil em áreas muito mais abrangentes do que o seu foco atual.

Outro objetivo do projeto FreeCAD é fazer uso das melhores bibliotecas 'open-source' disponíveis na área da Computação Científica. Entre elas há o OpenCascade, uma biblioteca de CAD poderosa, Coin3D, uma implementação do OpenInventor, Qt, a famosa arquitetura de interface gráfico, e o Python, uma das melhores linguagens de 'scripting' existentes. O FreeCAD também pode ser usado como biblioteca noutros programas.

O FreeCAD é também completamente multi-plataforma, e atualmente corre perfeitamente em Windows, Linux/Unix e sistemas Mac OSX, com exatamente a mesma aparência e funcionalidade em todas as plataformas.

Para saber mais acerca das capacidades do FreeCAD, veja a lista de funcionalidades lista de funcionalidades, as notas da última versão ou os artigos de familiarização, ou siga diretamente para a área de utilizadores!

Sobre o projeto FreeCAD

O Projeto Freecad começou em 2001, como descrito na página história

FreeCAD é mantido e desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores entusiastas e utilizadores (veja a página contribuidores). Eles trabalham no FreeCAD voluntariamente, no seu tempo livre. Eles não podem garantir que FreeCAD contém ou conterá tudo que você deseja, mas eles costumam fazer o seu melhor! A comunidade reúne-se em Forum FreeCAD, onde a maioria das ideias e decisões são discutidas. Sinta-se livre para se juntar a nós!

About the FPA

The FreeCAD project is also supported by a non-profit organization, the FreeCAD project association (FPA). The FPA is an independent body created by some FreeCAD veterans in 2021 to collect donations and other resources to support the project and its community, to help protect that community and allow it to continue developing in the best conditions, and to represent the project against other bodies such as companies and institutions.