Doações

From FreeCAD Documentation
Revision as of 23:41, 8 October 2021 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)

Veja outras formas de ajudar o projecto (documentação, tradução).

Opções

Existe uma conta oficial da equipe FreeCAD; doe via cartão de crédito, Paypal ou transferência bancária SEPA (Single Euro Payments Area). Todo o dinheiro recebido aqui é dividido igualmente entre os programadores listados. Esta é a opção ideal, visto que ajuda diretamente os programadores.

Existe uma conta Bountysource; para doar dinheiro para o projeto FreeCAD como um todo, ou oferecer uma "recompensa" para resolver um problema ou erro específico. Esta é uma opção interessante porque a sua doação pode ser utilizada especificamente numa determinada área. Contudo, a utilização do dinheiro da Bountysource é um processo mais complexo para nós, e pode haver um atraso entre a transferência da doação e o dinheiro cair na conta para o uso efetivo.

Apoiar os custos de alojamento ‘web’ doando diretamente para a conta paypal de Jürgen Riegel. Jürgen é o criador original do FreeCAD.

Alguns programadores poderão fazer uma tarefa específica por dinheiro ou podem ser patrocinados para passar mais tempo a trabalhar no FreeCAD. Alguns programadores poderão fazer uma tarefa específica por dinheiro ou podem ser patrocinados para passar mais tempo a trabalhar no FreeCAD. Houve algumas experiências bem sucedidas no passado, tais como a Bancada Path ou a experiência de financiamento de Ian Rees. Neste momento, os seguintes desenvolvedores podem ser patrocinados:

Trabalhos

  • Pode haver outros programadores interessados em fazer um trabalho específico para o projeto; se quiser acelerar o desenvolvimento de uma ideia ou característica, considere a possibilidade de contratar um desenvolvedor. Cabe-lhe elaborar uma ideia, discuti-la no fórum, e encontrar programadores interessados em realizá-la. Você pode oferecer um emprego no subfórum de ofertas de emprego.
  • Os trabalhos de modelagem também são bem-vindos. Nem todos os usuários experientes do FreeCAD são desenvolvedores. Usuários experientes podem ajudá-lo a migrar os seus projetos para o FreeCAD, o que contribui para a popularização do ‘software’ nas instituições. Ver FreeCAD used in production.

A situação =

Neste momento o FreeCAD é um projeto muito pequeno com uma equipa limitada de programadores. A maioria de nós tem trabalhos diurnos, e trabalha no FreeCAD durante o nosso tempo livre. Ter mais dinheiro não iria alterar significativamente esta situação. No entanto, alguns de nós têm um horário de trabalho mais flexível, onde o dinheiro podem fazer a diferença.

Há também o problema de não termos uma estrutura (fundação, associação, ONG, etc.) para receber o dinheiro. A criação de tal estrutura representa um enorme esforço (advogado, contabilista, relatórios, tarefas administrativas). A pequena equipa do FreeCAD passaria todo o seu tempo a fazer isto em vez de se dedicar-se ao desenvolvimento, mesmo que pudéssemos recolher fundos suficientes para o apoiar. Este artigo explica muito bem o problema. No entanto, estamos avaliando a adesão a uma organização guarda-chuva, o que pode melhorar muito a situação.

Este é o momento do financiamento coletivo, onde todo o tipo de projetos e ideias podem, por vezes, levantar muito dinheiro e despertar muito interesse. Porque não inventar algo novo que pudesse ser feito pelo FreeCAD com dinheiro, ou ajudar a encontrar soluções melhores? Sinta-se à vontade para discutir no fórum, sobre o financiamento e outros aspectos (About funding and all that).