Sobre o FreeCAD

From FreeCAD Documentation
Revision as of 14:41, 24 September 2021 by FuzzyBot (talk | contribs) (Updating to match new version of source page)

FreeCAD é um modelador paramétrico 3D CAD, de código aberto (Licença LGPL). Ele é destinado diretamente a engenharia mecânica e ‘design’ de produto mas também se enquadra em uma ampla gama de usos em torno da engenharia, como arquitetura, análise de elementos finitos, impressão 3D, e outras tarefas.

FreeCAD apresenta ferramentas similares a Catia, SolidWorks ou Solid Edge, portanto também se enquadra na categoria de MCAD, gerenciamento de ciclo de vida de produto, CAx e EAC. É um modelador paramétrico baseado em características (en) com uma arquitetura modular de ‘software’ que possibilita fornecer funcionalidade adicional sem modificar o sistema central.

Como acontece com muitos modeladores CAD, ele tem muitos componentes 2D para esboçar formas planas ou criar desenhos de produção. Entretanto, editores profissionais de gráficos vetoriais (como Inkscape ou AutoCAD LT) não são o foco, nem editores de malha e animação (como Blender, Maya, 3ds Max, ou Cinema 4D). No entanto, graças à sua ampla adaptabilidade, o FreeCAD pode se tornar útil em múltiplas áreas aquém do que seu foco atual.

FreeCAD faz uso pesado de bibliotecas de código aberto que existem no campo da computação científica. Entre elas estão Open Cascade Technology (OCCT), um poderoso kernel CAD; Coin3D, um conjunto de ferramentas para desenvolvimento de gráficos 3D compatível com Open Inventor; Qt, a mundialmente famosa ferramenta de desenvolvimento de interfaces gráficas; e Python, uma linguagem moderna de script. O próprio FreeCAD também pode ser usado como biblioteca por outros programas.

FreeCAD também é Multiplataformaa, e atualmente roda em sistemas Linux/Unix, Windows e Mac OSX com a mesma aparência e funcionalidade em todas as plataformas.

Para mais informações sobre as capacidades do FreeCAD, dê uma olhada nos artigos lista de recursos, notas de versão, e os artigos introdução, ou veja mais capturas de tela.

Sobre o projeto FreeCAD

O projeto FreeCAD foi iniciado já em 2001, como descrito na página história.

O FreeCAD é mantido e desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores e usuários entusiastas (veja a página colaboradores). Eles trabalham no FreeCAD voluntariamente, em seu tempo livre. Eles não podem garantir que o FreeCAD contenha tudo o que você possa desejar, mas eles farão o seu melhor! A comunidade se reúne no fórum FreeCAD, onde a maioria das ideias e decisões são discutidas. Sinta-se à vontade para se juntar a nós lá!